Processo de compra e venda de imóveis

imobiliarias curitiba casas para alugar

O processo de venda de imóveis não é tão simples como a maioria das pessoas imagina. Dependendo da situação do imóvel, esse processo pode demorar muito.

 

O primeiro passo começa com a pesquisa de preço. Escolher um imóvel que seja adequado às necessidades de cada um não é uma tarefa muito simples.

 

Em seguida é preciso verificar a propriedade, verificar se o imóvel realmente pertence ao vendedor através de registros em cartório de imóveis. Os documentos devem estar todos ok para que o imóvel possa ser negociado.

 

O próximo passo é a promessa de compra ou recibo de sinal. Hoje é muito comum a assinatura de um contrato prévio denominado recibo de sinal, com o qual o comprador dá um sinal ao vendedor que fica obrigado a lhe passar a escritura definitiva em um determinado prazo.

 

O quarto passo diz respeito à situação jurídica do imóvel. É preciso saber se o imóvel está tombado, desapropriado, se o imóvel deve IPTU ou ITR. Na prefeitura, procure a planta cadastral do local onde se situa o imóvel para verificar se os dados conferem com os da certidão do Registro de Imóveis. Dirija-se às Secretarias de Cultura, Meio- ambiente e Obras para saber se o imóvel está tombado ou se o município planeja desapropriá-lo. Finalmente, peça uma certidão negativa de tributos do imóvel nos distribuidores. A verificação da situação jurídica dos vendedores também deve ser feita nesta fase.

 

Depois de tudo verificado é hora de pagar o imposto de transmissão de imóveis (ITBI) e em seguida, assinar a escritura e registrar.