O setor imobiliário e a lavagem de dinheiro

A lavagem de dinheiro é uma prática criminosa que permeia diversos setores da economia. Em geral ela é feita quando se procura acobertar a origem ilícita de algum dinheiro, usando para de transações comerciais (como transações imobiliárias) ou financeiras (como o envio de valores para o exterior).

A prevenção da lavagem de dinheiro se apoia na coleta de informações do dia-a-dia dos vários setores da economia. Consequentemente é de grande importância a colaboração dos setores da economia com a justiça, através do fornecimento dessas informações, sendo que tais informações contém dados das transações com os clientes.

Melhor imobiliaria em araucaria

De acordo com a Lei nº 9.613/98 ficam estabelecidas normas para o setor imobiliário que visam combater a lavagem de dinheiro, tendo em vista que suas características (como: movimentação de altos valores, ampla margem de fixação dos preços, etc) o fazem alvo prioritário da lavagem de dinheiro.

Nesse sentido, o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF) serve como um órgão de inteligência que fornece ao governo informações sobre as transações e pessoas. Assim ele auxilia a rastrear o caminho percorrido pelo dinheiro sujo, bem como a reconhecer potenciais operações criminosas.